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quinta-feira, 4 de abril de 2013

Apresentação do PROJETO LIXO ORGÂNICO




APRESENTAÇÃO DO PROJETO

LIXO ORGÂNICO: UMA PRÁTICA ESCOLAR

 

            Todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido, teve seu início há oito anos, quando foi detectado um problema na escola: o que fazer com o lixo que era produzido na escola?, mais especificamente o lixo oriundo da cozinha, como cascas de frutas e legume, dentre outros.

            A partir desse questionamento, surgiu a ideia da construção de uma composteira, que no início, era apenas um espaço para depositar os resíduos. Com o tempo houve a necessidade de melhorá-la aumentando seu tamanho, pois além dos resíduos da cozinha, todas as folhas varridas do pátio da escola também eram depositadas ali. Após a decomposição, tínhamos a disposição uma grande quantidade de húmus orgânico, que passou a ser vendido entre os professores e pessoas da comunidade escolar. Esse adubo também foi aproveitado nos poucos canteiros que a escola possui. Sentiu-se a necessidade de aproveitar todo esse material orgânico, surgindo assim o cultivo de inúmeras plantas bioativas, que são aproveitadas para a merenda e para aliviar dores momentâneas.

            Contamos com a parceria da ASCAR/EMATER e da Pastoral da Saúde, na orientação do cultivo, colheita, armazenagem e utilização adequada de cada tipo de planta. Juntamente com essas entidades apoiadoras são realizadas visitas ao Horto das Plantas Bioativas  junto ao espaço da Expodireto em Não Me toque para aperfeiçoar e ampliar os conhecimentos sobre o uso das plantas medicinais aromáticas e condimentares para a produção da saúde humana. Surge então o horto escolar, onde são produzidas essas plantas. A colheita das plantas bioativas, como a calêndula e a camomila, bem como os cuidados que devemos ter para colher, secar e armazenar são repassados por meio de palestras e visitas, orientados pela ASCAR/Emater e Pastoral. A orientação sobre a confecção do travesseiro terapêutico e aromático, ficou a cargo da Extensionista da Emater.

            Todos os anos diferentes alunos se envolvem nas atividades desenvolvidas nesse projeto, fazendo o estudo em sala de aula e realizando atividades práticas, bem como trazendo para a aula os diferentes saberes adquiridos e os repassados pelos seus familiares, valorizando os saberes populares, repassados de geração em geração, formando o canteiro dos saberes das plantas bioativas e a confecção de um herbário didático. Os alunos do 3º ano da professora Jacinta se encarregam das atividades práticas, como por exemplo, o recolhimento diário do lixo orgânico produzido na merenda escolar, que é separado pelas merendeiras, levando-o até a composteira e realizam os cuidados necessários nos canteiros. Todas as demais turmas dos anos iniciais se envolvem e aprendem junto, através de visitas e explicações dos próprios alunos. Há também o envolvimento com as demais áreas do conhecimento, realizando assim, um trabalho coletivo e interdisciplinar. A produção de sabonetes aromáticos ficou a cargo dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Química.

            No horto escolar, as plantas bioativas condimentares e aromáticas são aproveitadas para a produção de sabonetes, sabões, entre outros. Os alunos fazem a colheita da calêndula e demais plantas que são doadas para a Pastoral da Saúde, para a devida utilização na produção de xaropes, tinturas e pomadas.

            O trabalho de reciclagem levou à produção dos sabonetes e de sabão onde os alunos reutilizam as embalagens descartadas junto as suas residências.

Todo esse trabalho resultou em ampliar o leque de conhecimentos, pois os alunos traziam novas ideias, surgindo assim o relógio dos chás, ou seja, o relógio do corpo humano, onde há o registro do horário e utilização de cada planta, bem como o órgão indicado para cada uma delas.

A cada ano novas atividades são acrescentadas ao projeto, de acordo com os saberes trazidos pelas novas turmas envolvidas.